

Agilidade, segurança e apoio estratégico. Quando falamos na aplicação da tecnologia nos processos da área fiscal e tributária esses são os principais benefícios. Porém, como aplicar tudo isso quando preciso encontrar os impostos a recuperar pela minha companhia? A resposta você encontra no artigo a seguir:
O papel da tecnologia na divergência de dados das obrigações fiscais
A tecnologia bem aplicada é fundamental, pois ela ajuda na leitura das informações que os clientes estão entregando nos arquivos SPED, DCTF e tudo o que é informado para a Receita Federal. Com a relação completa, os profissionais conseguem fazer a leitura mais corretamente e encontrar as oportunidades dentro de cada um desses dados.
Por exemplo, no SPED Fiscal é preciso escriturar todas as Notas Fiscais emitidas e recebidas. Já no EFD Contribuições, os processos funcionam de uma outra forma. Então, aqui entraria o bom uso da tecnologia, ajudando exatamente a encontrar esse tipo de gap entre as informações.
Encontrando oportunidades
Quais são os créditos que a empresa deveria estar tomando nesse exato momento? Com a utilização de um software bem estruturado, é possível a área fiscal e tributária analisar e entregar Créditos Extemporâneos dos últimos cinco anos, por exemplo.
O tempo que levaria para chegar a base com dezenas de arquivos SPED, dezenas de arquivos EFD Contribuições, mais o tempo para gerar planilhas e analisar cada uma delas é reduzido consideravelmente com o uso da tecnologia. Existem ferramentas que já leem todas as informações de um banco de dados (criado a partir do SPED e EFD-Contribuições, por exemplo) e dá a expectativa sobre as oportunidades do cliente.
Com o uso da tecnologia é possível analisar melhor, por exemplo:
– PIS/COFINS
– Taxa Siscomex cobrada indevidamente
– Imposto de Renda
– IPI
– ICMS
Vale destacar: são números importantes para trabalhar, mas que não se resolvem sozinhos. O apoio tecnológico é fundamental quando se trata de trabalho manual, porém você ainda vai precisar de uma equipe bem estruturada para trabalhar a parte estratégica.
Case: agilidade e segurança na implementação
Um exemplo prático é um projeto que fizemos dentro da Becomex. Veja o depoimento de Robson Stolle:
“O primeiro projeto que eu peguei na Becomex tinha como objetivo a recuperação de PIS/COFINS. Eu me lembro que levamos mais de 6 meses para concluir esse projeto. Depois que desenvolvemos a tecnologia que nos ajudou a montar as bases, o primeiro projeto efetivo que a utilizamos 100%, alinhados à nova metodologia de análise, terminamos em três semanas. Claro que existem projetos e projetos, mas nesse caso, foi bastante significativo. Em média essa redução é de 6 meses para 1 mês”.
Pontos positivos
Com certeza, a agilidade é um dos pontos principais. Conseguimos buscar um valor de crédito para o cliente de maneira muito mais rápida do que se os processos fossem feitos de outra maneira. Outro ponto positivo é o retorno sobre o investimento (ROI), pois o retorno é muito mais rápido do que se fosse feito de manualmente.
Já tivemos casos de em um mês recuperar créditos extemporâneos de cinco anos.
Se a Receita Federal já implantou a tecnologia na maioria dos seus processos, por que a sua empresa deveria ficar para trás? Entre em contato com a gente e saiba qual software pode ajudá-lo na busca pelos impostos a recuperar pela sua empresa!