O Bloco K é uma obrigação no SPED Fiscal onde um bloco de informações deve ser entregue mensalmente dentro do arquivo da EFD IPI/ICMS. Neste bloco o contribuinte precisa apresentar todas as movimentações do processo produtivo e demais movimentos que impactem no estoque da empresa, além de apresentar o saldo quantitativo de estoque de todos os insumos e produtos.
Com o livro P3 substituído pelo SPED Fiscal, o Fisco terá abertura de todo o processo produtivo das indústrias, bem como acesso à movimentação completa de cada item de estoque e a sua aplicação. O lado positivo é que o Bloco K exige uma revisão fiscal complexa, na qual, se realizada por profissionais com expertise em tributação, pode representar novas oportunidades de ganhos.
Evite a perda de benefícios fiscais por diferenças na estrutura de seus produtos: Com a experiência de mais de 40 projetos executados na 1ª entrega, a Quirius é especialista no Bloco K e dispõe de um escopo completo para atendimento desta obrigação, atuando com: Consultoria, Geração e Auditoria.
Benefícios do Bloco K Quirius
A Quirius faz a análise do Bloco K sob um ponto de vista estratégico e não apenas como atendimento de uma obrigação ao Fisco, o que traz segurança no pleito de outros benefícios e a certeza da entrega dos estoques fiscais corretos.
Destaques da Solução
Geração e impacto operacional
Os sistemas ERP não estão totalmente preparados para gerar as informações no leiaute solicitado pelo Fisco, por isso, para as empresas que possuem ERP “não nacionais”, este ponto ainda é mais crítico pois precisam contar com um módulo fiscal para realizar esta geração. Com o objetivo de reduzir o impacto operacional a essas empresas, a Quirius oferece um serviço mensal de BPO para a geração do arquivo do SPED Fiscal com as informações do Bloco K.
Exposição, risco fiscal e as áreas envolvidas
Alguns processos da empresa que não tinham que entregar informações agora estão sendo gerenciados por outras áreas como Produção, Cadastros e Custos, estas terão que se adaptar para reportar as informações de forma adequada. Com a implementação do Bloco K o Fisco poderá criticar o saldo quantitativo de estoque dos insumos e produtos controlados pela empresa. Todas as movimentações que impactarem o saldo destes insumos e produtos devem ser apresentados no SPED Fiscal.
Alto nível de exigência para atender
Para atender essa obrigação é indispensável que sua empresa tenha profunda experiência na área produtivas e fiscal, pessoas e tempo disponível para execução e prover de sistemas avançados para um diagnóstico preciso. A Quirius oferece esse projeto completo através do serviço de consultoria que ainda abrange: Mapeamento e Diagnóstico, Gestão da Mudança e Redução da Exposição e Risco Fiscal.
Auditoria do Estoque, mais um fator essencial
Como este estoque é apresentado mensalmente, pode resultar em impacto tanto fiscal como operacional ao aumentar a necessidade de retificação de arquivos, devido a problema de saldos não identificados previamente pelo contribuinte (por exemplo, um problema de saldo em janeiro/2017 pode ser identificado apenas em fevereiro/2018, quando o contribuinte declara o inventário). A Quirius realiza a Auditoria Mensal dos Estoques procurando inconsistências que possam expor fiscalmente a sua empresa.
Os números comprovam a necessidade de atenção
60% em média das empresas tem seus processos não aderentes ou parcialmente aderentes às exigências do Bloco K. Esse resultado só reforça mais uma vez a necessidade de realizar esse projeto junto a uma empresa especializada, visto que são poucas empresas estão preparadas para essa entrega. Mais de 400 projetos fiscais já foram executados junto a Quirius, com o mesmo nível de informações utilizados para o Bloco K como o FCI, InovarAuto, CAT83 (DCA – Recuperação Créditos acumulados em SP), Drawback, Reintegra e TransferPrice.